8 dicas para você começar 2019 com novas atitudes em busca de melhores resultados

Sua empresa está pronta para os desafios de 2019? A nossa sugestão é que os empreendedores aproveitem essa época do ano para aperfeiçoar algumas ações da sua gestão para alcançar melhores resultados no novo ano.

1 – Tenha um objetivo e um plano de ação para alcançá-lo

A primeira delas é a mais importante: para que possamos medir os resultados, é fundamental saber para onde estamos indo, e por esse motivo ter um objetivo e uma meta é o primeiro passo. Olhe para o seu ano e veja como gostaria de estar ao final dele: quais os seus objetivos para as diferentes áreas da sua empresa e para o resultado como um todo?  Isso feito, vem aquela perguntinha: como isso vai ser possível? É nesse momento que um olhar realista e atento vai fazer um plano de ação, onde para alcançar os objetivos específicos e o grande objetivo do ano, deverão ser desenvolvidas algumas tarefas com o necessário detalhamento para que os responsáveis por elas possam dar conta de fazer acontecer. Para ajudar nessa missão, nós já preparamos um texto sobre a ferramenta 5W2H.

O poder da execução e o foco no plano de ação

2 – Planeje a sua atuação com a ajuda de ações de comunicação e marketing

O plano de ação sempre envolve algumas tarefas e etapas baseadas em comunicação, por isso, entender como elas podem ser potencializadas faz toda a diferença. Falamos acima sobre objetivos para o ano e o plano de ação.  O que não podemos esquecer é que cada uma das tarefas do plano de ação envolverá mais do que uma linha na sua matriz do 5W2H, vai exigir que você considere também o objetivo de cada uma e o como será executado, justamente onde podemos encaixar as ações que envolvem as áreas de comunicação e marketing que muitas vezes poderão contar com uma ajuda extra de um terceiro para viabilizar a sua execução, para viabilizar ou potencializar o que já está em andamento.

5 passos para tornar seu departamento de marketing e comunicação mais eficiente

 

3 – Não esqueça o pós-venda.

Já parou para pensar que talvez o processo de conquista de um novo cliente talvez não seja tão complexo quanto mantê-lo satisfeito com a sua empresa? No final de 2018, preparamos um conteúdo sobre como os brindes podem ser muito mais, e eles podem vir acompanhados de ações de relacionamento ao longo de todo ano, já pensou em dar as boas-vindas à um novo cliente? Comemorar mais um ano dele com a sua empresa? Ou ainda lembrar do aniversário do seu cliente com um simpático cartão de aniversário digital? São ações como essa, somadas com a sua qualidade, que não deixarão a relação esfriar!

Como os brindes podem ser muito mais nesse final de ano.

5 – Acompanhar e gerenciar fará toda a diferença

Uma marca forte vai muito além de um bom posicionamento e uma campanha de lançamento daquelas inesquecíveis, é essencial gerenciar os pontos de contato da sua marca para que eles continuem sempre levando adiante a sua essencial de maneira integrada e complementar, só assim, os esforços serão somados e sua marca estará construindo uma sólida reputação.

6 – Organize seu tempo

O dia tem 24 horas é isso não vai mudar, mas sempre é possível alterar a forma como o utilizamos, por isso, contar com ferramentas e aplicativos que ajudarão a organizar as tarefas, otimizar o tempo e acompanhar as ações é interessante para dar conta de tudo que precisa ser feito.

GERENCIAMENTO DE MARCAS

7 – Invista em gestão de pessoas

Montar um time eficiente é mais interessante do que contratar gente nova a toda hora, diante desse aspecto, o investimento em gestão de pessoas é precioso para alinhar a estratégia da empresa com a sua equipe. Esse olhar cuidadoso não fazia parte da realidade das PMEs, mas existem no mercado consultorias que podem dar aquela ajuda para integrar a equipe, motivar e ainda revelar as potencialidades do seu time, afinal, as pessoas são parte importante da estratégia.

Setembro, muito mais que as mudanças de clima da Primavera.

 

8 – Pensamento a longo prazo

Resultados e lucros não aparecem do dia para a noite, mas o dia a dia dos empresários e executivos podem atrapalhar o pensamento a longo prazo, principalmente quando as demandas do dia a dia e do mês acabam comprometendo o resultado de todo o período, quaisquer que seja o movimento, há um tempo de maturação que precisa ser respeitado, o imediatismo pode matar qualquer negócio.

 

Acreditamos que esses aspectos serão essenciais para que os próximos meses de 2019 sejam incríveis. Que tal colocar em prática e depois nos contar qual foi a sua experiência com algum deles?