A nossa participação do CONECTA IMOBI 2015 foi de grande importância para acompanhar as tendências e entender como podemos ser assertivos na estratégica para nossos clientes incorporadoras e construtoras. A partir disso, elaboramos um conteúdo exclusivo com os principais destaques do evento do CONECTA IMOBI 2015, maior evento de marketing imobiliário da América Latina, realizado maio de 2015, na cidade de São Paulo.

1. Classe Média

Segundo dados do Data Popular, a crise atual não fará com que a classe média brasileira diminua no curto e médio prazos. Hoje a classe média é a mais representativa na nossa economia com 54% das pessoas do país.

  • 77% das pessoas afirmam redução dos gastos em virtude da atual situação econômica
  • 59% acreditam que os impostos irão aumentar em 2015

Apesar dessa consciência de um cenário instável, 61% das pessoas da classe C acreditam que a sua vida irá melhorar em 2015. Esse otimismo acontece porque as pessoas não relacionam a felicidade em suas vidas com o cenário macro da economia.

  • 89% das pessoas acham que sua vida melhorou devido ao seu esforço próprio
  • 78% devido a família
  • 66% devido a Deus

Assim, são os principais valores da classe C: Família, trabalho, educação, esforço, relação com a moradia e o bairro, valorização da opinião das pessoas de confiança, e a fé. Valores importantes no momento de construção de campanhas onde o foco é a classe C.

2. Conectividade
A internet sai de um ambiente bastante elitizado, e progressivamente fica mais popular. Com o ritmo de popularização atual, é possível prever que em 8 anos, a penetração da internet na classe média esteja nos mesmos patamares da classe alta.
Uma pesquisa do IBOPE mostra que hoje o primeiro meio para encontrar um imóvel é pela internet:

  • 20% das pessoas buscam pela internet versus 14% tv e 4% jornal
  • A cada quatro buscas realizadas na internet para encontrar um imóvel, uma é feita através de um celular

O marketing digital esteve presente em mais de 70% do evento. É uma realidade!

3. Conteúdo
Segundo a especialista em Facebook Camila Porto, a rede possui um algoritmo EdgeRank que calcula e escolhe os tipos de posts que cada pessoa verá, entregando aquilo que cada usuário prefere. Assim, se você não gera um bom conteúdo, capaz de gerar interações, estará falando sozinho. Se o conteúdo não é atrativo, o Facebook não o classifica para ser visível. Uma das dicas dadas é interagir com os fãs, pedir opiniões, e responder individualmente cada comentário;

Diego Ramos, especialista em fotografia imobiliária, afirma que a foto da fachada é a mais importante para quem está em busca de imóveis. Alerta que as fotos de smartphones, muitas vezes utilizadas pelos corretores, prejudica a venda do imóvel, já que os aparelhos não possuem lente grande angular.

  • 40% das pessoas consideram marcas que estão na primeira posição do Google, como líderes do mercado, afirmou Israel Degásperi em sua palestra sobre conteúdo.
  • Assuntos sobre decoração e localização, são temas muito buscados pelas pessoas que estão procurando o novo imóvel.

4. Vendas x Comportamento do consumidor

48% dos vendedores não fazem follow-up com seus prospects, 25% fazem um segundo contato e param, e 12% fazem um terceiro contato.
80% das vendas acontecem entre o quinto e o décimo segundo contato.
(informações da palestra do José Ricardo Noronha)

Sobre os dados de comportamento do consumidor apresentados pelo Rodrigo Iannuzzi:

Dados demográficos

  • 46% das pessoas que buscam imóveis são casadas
  • 41% solteiros
  • 66% tem superior completo
  • 40% tem entre 25 e 34 anos

Metragem

  • 53% buscam imóveis de 2 dormitórios
  • 55% querem um tamanho de 51m2 a 100m2.

Quanto aos aspectos relevantes na compra do imóvel

  • 87% valoriza muito o preço do imóvel
  • 81% a localização do bairro
  • 63% a facilidade ao transporte público

Itens indispensáveis em infraestrutura

  • 68% segurança 24 horas
  • 51% possibilidade de ter animais
  • 49% vagas de garagem

Preferência de primeiro contato
O meio de contato preferido pelo consumidor de imóveis para ser contatado é o e-mail: 87% das pessoas versus 12% telefone e 1% chat

5. Tendências
Em São Paulo, as pessoas passam em média 45 dias por ano no trânsito. Com isso, segundo Alexandre Frankel, o novo luxo está no tempo e na proximidade do trabalho e não mais em itens de como piso aquecido e grandes metragens. Ainda destacou que áreas comuns, como oficinais são opções para áreas privadas menores.
Economia compartilhada também foi destaque, com modelos de compartilhamento de veículos em condomínios, com pagamento pela hora utilizada e áreas comuns que podem beneficiar de maneira saudável todos os moradores.
O mobile marketing veio para ficar, as pessoas estão conectadas em smartphones durante todo o dia, o que tem mudado o comportamento de compra em diferentes segmentos.
A internet das coisas (por exemplo, geladeiras com acesso a internet que poderá te avisar via celular, que a lista de compras está grande quando você passar na frente de um supermercado), deixará essa realidade ainda mais presente quando estiver popularizada.
A Big Data vai revolucionar a maneira como recebemos informações, baseada em Volume, Velocidade e Variedade. Unindo esses três é possível analisar praticamente tudo que está público, envolvendo dados estruturados, no caso de nós conhecermos a estrutura de armazenamento daquele contexto, e também os dados não estruturados, como imagens, vídeos, áudios e documentos.

Esteja atento:

  • Aos movimentos da classe média, ela responde por 54% da nossa população
  • A maneira como a internet está mexendo com as nossas vidas
  • Seja relevante, fale algo que as pessoas queiram ouvir
  • Entenda quem é o seu cliente e como ele prefere se relacionar com você
  • Acompanhe tendências, o mundo está em completa revolução.