O último trimestre chegou, e o que você fará?

Está na hora de começar seu planejamento de comunicação e marketing para 2019!

Outubro vem aí e com ele o último trimestre de 2018. Parece mentira, né?! Mas é a mais pura realidade, o ano que começou ontem, já anuncia o seu fim. Pensar dessa maneira é necessário, já que, ainda temos mais de 90 dias para realizar o que ainda for possível em 2018, ou melhor, aproveitar esse tempo para planejar um próximo ano diferente. E isso só vai acontecer se você realmente dar os primeiros passos agora.

Inicie seu planejamento de comunicação e marketing

Não estamos aqui para julgar o que você fez até aqui, estamos mais interessados com o que você fará! E falo isso com segurança, já que acompanho há cerca de 10 anos, alguns cenários reais de pequenas e médias empresas de diversos setores, inclusive de alguns clientes, que utilizam exatamente essa época do ano para agir e realizar movimentos mais estratégicos de comunicação e marketing. Com isso, o último trimestre é o período adequado para tirar aquelas ideias e planos que estão guardados na gaveta e movimentar tudo aquilo que está abaixo da superfície da água: é hora de trabalhar o posicionamento da marca, organizar o portfólio de serviços e produtos, de buscar mudanças a partir da análise do seu negócio, mapeando os ameaças e oportunidades, e preparar toda a casa em diferentes aspectos, para assim florescer no próximo ano. Aí, o sucesso é certo!

> Saiba mais sobre gerenciamento de marcas

Pode parecer quase impossível quando olhamos para tudo que ainda deve ser feito, afinal são muitas coisas, e por isso mesmo nada acontece: pensamos muito tempo no que seria necessário para concluir tal projeto ou ainda que não há tempo necessário para dedicar seus esforços para o perfeito de um plano de ação. Planejamento de comunicação, projeto de posicionamento, criação de identidades visuais, desenvolvimento de website, start na presença digital nas mídias sociais, produção de material para parceiros, campanhas de lançamentos, inauguração de novas unidades… são tantas coisas necessárias que na prática ainda podem ganhar vida.

> Tire do papel suas ideias e viabilize seu planejamento de ações de marketing para 2019

Olhando para esse cenário, 90 dias é tempo de sobra para concretizar muitas etapas desse projeto na gaveta, hein.

Para finalizar, se nos permite deixar uma sugestão por aqui: utilize essa reta final para concentrar-se em organizar a casa e trabalhar naqueles pontos de contato fundamentais para sua marca com muito mais intensidade. Afinal, assim você já saberá onde posicionar seus soldados, para onde apontará a sua mira e como deve atirará em 2019. Será só apertar o gatilho. Esteja pronto, comece já: dê o próximo passo.

Tem alguma dúvida sobre qual é as ações necessárias de comunicação e marketing que farão sua empresa destacar no mercado? Vamos conversar e claro, tomar um café! Esse pode ser o primeiro passo.

Érika Felizola

Especialista em comunicação para PMEs. Docente de cursos livres em comunicação e marketing. Sócia da Duoeme Comunicação. Escorpiana. Tia da Liz e da Maya.